
Vinícola Quinta da Neve
Vinícola
Vinícola
Pioneira na vitivinicultura de altitude na Serra Catarinense, em 1999 os primeiros vinhedos da vinícola foram implantados em uma altitude de 1.250 m, no distrito de Lomba Seca, interior de São Joaquim/SC. Ali, na antiga Fazenda do Bentinho, o terroir indicava condições privilegiadas para a produção de vinhos finos de altitude. Desde então, a qualidade máxima é expressada em todos os rótulos.
Ao todo, 150 hectares contemplam a propriedade, sendo destas, 15 hectares de vinhedos. Possui 9 variedades plantadas comercialmente, sendo elas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec, Sangiovese, Montepulciano, Pinot Noir, Touriga Nacional, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Além dessas, áreas de testes experimentam cultivares como alvarinho que vem se destacando e também outras variedades viniferas.
Muitos são os destaques do terroir da Lomba Seca, mas a boa adaptabilidade de variedades como Montepulciano, Sangiovese, Touriga Nacional e Sauvignon Blanc, resultam em vinhos especiais que constantemente recebem premiações Brasil e mundo afora. Outro destaque vai para a variedade Pinot Noir, estagiado durante 12 meses em barricas de carvalho francês já foi escolhido pelo respeitado crítico de vinho, Jorge Lucky, entre os dez melhores Pinot Noir do mundo.
A amplitude térmica do terroir elevado, também ocasiona a produção de vinhos mais frescos e com acidez equilibrada, como é o caso da Sauvignon Blanc, que se tornou o destaque da Serra Catarinense.
A Lomba Seca carrega esse nome pelo baixo nível pluviométrico, o que influencia diretamente na produção e dá condições para a elaboração de vinhos complexos e estruturados.
Em 2021, a Quinta da Neve deu início à construção de uma nova história. Cinco novos sócios assumiram a vinícola e estão empenhados em investir em um conceito totalmente diferenciado e voltado para o enoturismo. Entre os planos estão a implantação de um complexo de hospedagem de alto nível, restaurantes, spa e até um espaço para a prática de golf. O projeto direciona a vinícola para uma proposta voltada à oferecer para o visitante uma experiência completa. Apesar da reformulação da marca, os sócios pensam em manter viva a tradição de ser a vinícola pioneira de São Joaquim, assim como o legado da máxima qualidade na produção.
Para estar à frente dessa nova fase, convidaram a Enóloga e Engenheira Agrônoma e Dra. em Viticultura e Enologia, Betina De Bem, que possui um currículo acadêmico impecável e promete superar as expectativas na elaboração dos vinhos. Ao seu lado, está a também Enóloga Caroline Zocche e o suporte do enólogo Átila Zavarizze, o qual já fazia parte da Quinta da Neve, e também, é considerado um dos melhores profissionais da região.
Dê o play e se emocione conosco
Rodovia SC 270, Km 15, Lomba Seca - São Joaquim / SC
Seleção especial Vinícola Quinta da Neve